Caminhos Errantes

terça-feira, janeiro 13, 2004

Liberalismos

Ontem, numa conversa ao almoço com o Prof. Carmo Ferreira, que me dá a honra e o prazer de ser seu orientando na tese de doutoramento, dei por mim com uma expressão que, sendo talvez insignificante fora do contexto, gostaria, ainda assim, de deixar registada. Dizia-me ele, a propósito de uns artigos sobre filosofia política que eu pretendia (e pretendo) reunir e publicar em conjunto, que o liberalismo não era só isso... Concedi e acrescentei: mas o único liberalismo que eu admitiria, a ser possível, seria um liberalismo hegeliano. Dito isto, ocorreu-me que talvez a maior prova de que o liberalismo é hoje uma espécie de pensiero debole, a prova justamente da sua incapacidade para ser mais do que um "humanismo light", é justamente a sua incapacidade para pensar o significado da filosofia de Hegel, e o nosso destino em confrontação com esse significado. Mas tudo isto, agora escrito, parece-me banal. Não é preciso sequer ler Popper para chegar a essa conclusão.